FITOTERAPIA

sexta-feira, 25 de março de 2011

FORMULAÇÕES EM FITOCOSMETICA

TINTURAS- Como Fazer.-Umedeça 100 gramas da erva seca triturada com alcool ,70 graus GL, deixar em maceração durante 8 horas, coar em pano de algodão e filtrar em papel(filtro) para obter de 500 a 1000 ml da tintura
POMADA- É usada nas ulceras cronicas das pernas e nos cancros venéreos, limpando os micróbios e cicatrizando em seguida. Como fazer.-Misturar 15 ml da tintura com 85 g de vaselina em banho - maria,até homogeneização. Ao esfriar colocar algumas gotas de óleo essencial. Misturar bem e deixar em observação por uma hora ou mais para depois colocar nos frascos de plástico.
ÓLEO MEDICINAL- Feito com óleo de milho,girassol ou oliva,é curativo das queimaduras,escoriações,esfoladuras, e erupções da pele com eczema. Como fazer.-Triturar a erva seca em pó grosso, colocar em bequer e umedecer com alcool por 2 horas;Adicionar óleo vegetal (milho,girassol ou oliva), até cobrir a planta.Levar a mistura em banho-maria entre 55 a 60 graus centigrados,por 1 hora, agitando sempre.Filtrar em pano de algodão limpo.Aguardar por alguns dias para fins de decantação, e filtrar novamente.
SABONETE LIQUIDO - INGREDIENTES:Lauril eter sulfato de sodio (200 ml), Suco de limão
(15 ml), Sal marinho (10 g,)Decoto da flor de calêndula (500 ml), Amida 90 - 20ml. Preparação do decoto. Ferver por 5 minutos, 500 ml de agua à qual de junta 25 g da flor desidratada ou uma chicara de chá, coar em tecido de algodão previamente umedecido(separar 50 ml do decoto e juntar a ele o sal e limão) Adicionar a amida sobre o lauril agitando sempre até homogeneização completa, depois juntar este produto ao decoto.Acrescentar 5 ml de essencia de jaborandi ou camomila ao sabonete pronto.

Extração de Óleo de Abacate
Retirar a polpa , amassar bem e adicionar um óleo (Girassol,Canola,milho...), na proporção de 1 parte da polpa para 1 parte do óleo e colocar tudo no liquidificador(este óleo chama-se carreador), e tem a função de retirar as gorduras contidas na polpa do abacate.Colocar a mistura em um recepiente com um pano limpo para evitar a fixação da temperatura no fundo, sendo esta em tôrno de 60 graus centigrados.Agitar durante uma hora para provocar a evaporação da agua da polpa contida na mistura, o que permite a transferencia das substancias lipossoluveis do abacate para o oleo carreador,depois decantar coar e guardar em vidro limpo e esterelizado.
ÓLEO DE COCO (Bahia)
Método de Extração>:
Rale a polpa da semente de um coco grande,coloque para ferver em água por uma media de 30 a 40 minutos,agite um pouco e coloque tudo dentro de um liquidificador, e bata bem por cerca de 5 minutos,exprema tudo num pano claro e limpo para extrair todo o leite, deixe descançar entre 12 a 24 horas para que o creme se separe do sôro que
fica no fundo e que deverá ser descartado. Coloque a massa branca em uma panela e leve ao fogo baixo. Conforme vai fritando, o óleo vai se separando, retire-o todo com uma colher inox.
SHAMPOO DE JABORANDI
Material:

200ml de lauril
200ml de água
20ml de amida 90
80ml de água
20ml de extrato vegetal
10ml de essência de jaborandi
20ml de ácido cítrico 10%
10ml de betaína (anfótero)
2ml de nipagin
60ml de sal marinho 20%
380ml de água
Corante (opcional)


Em um recepiente plástico colocar 200ml de água adicionar sobre a água o lauril e logo em seguida a betaína adicionar o nipagin e agitar bem. Adicionar a amida em 80ml de água misturar bem e juntar ao lauril diluído acrescentar o ácido cítrico o extrato vegetal, a essência e o corante (opcional).
Diluir 60ml de sal marinho em 380ml de água e acrescentar à mistura anterior.

PROTETOR SOLAR (Bronzeador)
Em um pilão de plástico coloque 10g de semente de Urucum triture bem e acrescente 80ml de vaselina farmacêutica (óleo mineral) misture bem estes ingredientes e filtre em papel de filtro melita através de um funil plástico adicione 30 gotas de essência de jaborandi e envase em um recipiente plástico por um ano.
Aplicação: aplicar sobre a pele contra os raios solares.
Sabonete em Barra-Como fazer.-Pique a base glicerinada em panela esmaltada, e derreta em banho maria. Ao retirar do fogo, despeje a mistura num copo medidor (plástico).Adicione o corante alimenticio(opcional) e quando estiver môrno ou frio , acrescente o extrato glicolico e a essencia.Mexa bem e despeje a mistura nos moldes.Aguarde secar e desenforme
TONICO CAPILAR-Como fazer-Umedeça 100 gramas da erva seca triturada com alcool ,70 graus GL, deixar em maceração durante 8 horas, coar em pano de algodão e filtrar em papel(filtro) para obter de 500 a 1000 ml da tintura.
Tipo de Cabelo Cor do Cabelo Erva Medicinal

SECO - Claro e Castanho claro Camomila
SECO - Escuro e Castanho escuro Salvia
OLEOSO - Claro e Castanho claro Juá
OLEOSO - Escuro e Castanho escuro Erva doce
NORMAL - Claro e castanho claro Jaborandi
NORMAL - Escuro e Castanho escuro Alecrim
TODOS TIPOS - Salvia,jaborandi
APLICAÇAO:
Lavar os cabelos com shampoo,quando estiver seco,passe uma escova para estimular o couro cabeludo e depois aplique o Tonico capilar, sem enxágüe.Fortalece a raiz dos cabelos combate a queda e acelera o crescimento.
CONDICIONADOR

Material

1- Álcool cetoestearilico 10 g
2-Quaternário de amônia 15 ml

3- Acido cítrico 1,5 g
4-Agua 250ml

5- Extrato vegetal 5 ml
6- Essencia 2ml


Tecnica

Pesar e aquecer entre 75 a 80 graus centigrados, os intens 1,2,3 e4, pode ser em panelas separadas (duas).Desligar o fogo e agitar constantemente até 40 graus centigrados.Nesta temperatura adicionar o extrato e essência
Utilizando um mix elétrico para facilitar a emulssão do creme.



CREME HIDRATANTE CORPORAL

Material

1-Álcool cetoestearilico (Etoxilado) 60 g
2-Vaselina farmaceutica 36ml
3-Glicerina 10ml

4- Nipagin 1 g
5- Nipazol 1 g
6-Agua 900ml

7- Extrato glicólico 20ml
8- Essencia 3,5ml


Tecnica

Pesar e aquecer entre 75 a 80 graus centigrados os itens 1,2,3,4,5,e 6,pode ser em duas panelas separadas.Desligar o fogo e agitar constantemente para que a temperatura diminua para 40 graus centigrados ou menos.Adicionar o extrato e essência utilizando um mix elétrico para o emulssionamento da mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário