FITOTERAPIA

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Plantas terapeuticas-Dicas fitoterápicas

TINTURAS-Como Fazer.-Umedeça 100 gramas da erva seca triturada com alcool ,70 graus GL, deixar em maceração durante 8 horas, coar em pano de algodão e filtrar em papel(filtro) para obter de 500 a 1000 ml da tintura
POMADA.-É usada nas ulceras cronicas das pernas e nos cancros venéreos, limpando os micróbios e cicatrizando em seguida. Como fazer.-Misturar 15 ml da tintura com 85 g de vaselina em banho - maria,até homogeneização. Ao esfriar colocar algumas gotas de óleo essencial. Misturar bem e deixar em observação por uma hora ou mais para depois colocar nos frascos de plástico.

OLEO MEDICINAL.-Feito com óleo de milho,girassol ou oliva,é curativo das queimaduras,escoriações,esfoladuras, e erupções da pele com eczema. Como fazer.-Triturar a erva seca em pó grosso, colocar em bequer e umedecer com alcool por 2 horas;Adicionar óleo vegetal (milho,girassol ou oliva), até cobrir a planta.Levar a mistura em banho-maria entre 55 a 60 graus centigrados,por 1 hora, agitando sempre.Filtrar em pano de algodão limpo.Aguardar por alguns dias para fins de decantação, e filtrar novamente.


SABONETE MEDICINAL.(Barra)-Antisséptico de primeira ordem,usado na toilete de cianças pequenas, amacia a pele, tira as sardas e manchas.Faz desaparecer as supurações e erupções eczematosas, lavam feridas e úlceras, e serve também para lavar as mãos dos médicos cirugiões.
SABONETE LIQUIDO-INGREDIENTES:Lauril eter sulfato de sodio (200 ml), Suco de limão
(15 ml), Sal marinho (10 g,)Decoto da flor de calêndula (500 ml), Amida 90
20ml. Preparação do decoto.Ferver por 5 minutos, 500 ml de agua à qual de junta 25 g da flor desidratada ou uma chicara de chá, coar em tecido de algodão previamente umedecido(separar 50 ml do decoto e juntar a ele o sal e limão) Adicionar a amida sobre o lauril agitando sempre até homogeneização completa, depois juntar este produto ao decoto.Acrescentar 5 ml de essencia de jaborandi ou camomila ao sabonete
pronto.
EXTRATO FLUIDO-Umedecer 200 g da erva seca(flor)já desidratada,cessar em peneira fina e umedecer em recepiente de vidro tampado(com alcool 20 graus GL) por 6 horas.Passado este tempo transferir o macerado para um funil com filtro de papel melita por mais 2 horas.Finalmente proceder a filtração até conseguir 1 litro do extrato fluido que deverá ser filtrado mais uma vez.Acrescente caramelo queimado para fins de conservação por 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário