FITOTERAPIA

sábado, 9 de janeiro de 2010

PLANTAS TERAPEUTICAS


 A planta é um laboratório terapeutico onde estão vitalizadas as substancias minerais que a terra possui, sendo portanto um alimento complementar obrigatório do homem.


CALÊNDULA. É um dos remédios de uso externo e local, mais usado em Homeopatia e Fitoterapia pois seu poder de cicatrização das feridas com menor produção de pús, já foi comprovado, além de ser antisséptico, anti-hemorrágico, acalma as dores insuportáveis das contusões e das inflamações.
O seu nome oficial é: Calêndula Oficinalis e alguns dos seus nomes populares são:Souci, Malmequer dos jardins, Malmequer etc.DICAS FARMACEUTICAS. Tinturas-É empregada em dores reumaticas, dores nas pernas,dores articulares e contusões, torna os tecidos imunes contra a putrefação, é indicada em processos de tramautismos, em que ha solução de continuidade da pele.Quando diluido em água é um excelente anti-hemorragico nas extrações dentárias e um poderoso tonico capilar.


Como Fazer.-Umedeça 100 gramas da erva seca triturada com alcool ,70 graus GL, deixar em maceração durante 8 horas, coar em pano de algodão e filtrar em papel(filtro) para obter de 500 a 1000 ml da tintura.

POMADA.-É usada nas ulceras cronicas das pernas e nos cancros venéreos, limpando os micróbios e cicatrizando em seguida. Como fazer.-Misturar 15 ml da tintura com 85 g de vaselina em banho - maria,até homogeneização. Ao esfriar colocar algumas gotas de óleo essencial. Misturar bem e deixar em observação por uma hora ou mais para depois colocar nos frascos de plástico.

OLEO MEDICINAL.-Feito com óleo de milho,girassol ou oliva,é curativo das queimaduras,escoriações,esfoladuras, e erupções da pele com eczema. Como fazer.-Triturar a erva seca em pó grosso, colocar em bequer e umedecer com alcool por 2 horas;Adicionar óleo vegetal (milho,girassol ou oliva), até cobrir a planta.Levar a mistura em banho-maria entre 55 a 60 graus centigrados,por 1 hora, agitando sempre.Filtrar em pano de algodão limpo.Aguardar por alguns dias para fins de decantação, e filtrar novamente.


SABONETE MEDICINAL.-Antisséptico de primeira ordem,usado na toilete de cianças pequenas, amacia a pele, tira as sardas e manchas.Faz desaparecer as supurações e erupções eczematosas, lavam feridas e úlceras, e serve também para lavar as mãos dos médicos cirugiões.

Como fazer.-Pique a base glicerinada em panela esmaltada, e derreta em banho maria. Ao retirar do fogo, despeje a mistura num copo medidor (plástico).Adicione o corante alimenticio(opcional) e quando estiver môrno ou frio , acrescente o extrato glicolico e a essencia.Mexa bem e despeje a mistura nos moldes.Aguarde secar e desenforme.


PÓ DE BORO CALENDULA.-É usado em feridas profundas e supurantes, afecções cutâneas e eczemas,aonde a pele é rachada e irritável,feridas profundas do couro cabeludo,braços,pernas e nas dilacerações da pele,queimaduras e afecções externas que exigem o uso de um antisséptico.


CREME HIDRATANTE DE CALENDULA.-É indicado para a nutrição das peles mais sensiveis, para reposição dos

elementos indispensaveis às funções celulares fornecidos pelos seus principios ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário