FITOTERAPIA

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FITOTERAPIA

A fitoterapia é o tratamento de enfermidades do corpo através das plantas medicinais, pois nelas se encontram a maioria dos principios fundamentais em termos de materia prima para a produção de remédios alopáticos e homeopáticos dentre outros.
As plantas medicinais possuem as propriedades de absorverem as variadas modalidades de energias oriundas do meio ambiente, quer seja do magnetismo solar ou lunar. Em consequencia da absorção dessas modalidades de energias, os vegetais apresentam duas propriedades fundamentais, que são:Metabolismo Primário e Secundário.

Metabolismo Primário- Responsavel pelas funções vitais do organismo do Reino vegetal.

Metabolismo Secundário- Produz substancia tambem conhecidas como principios ativos das plantas medicinais

Os medicamentos produzidos pela ciência oficial, tendo como base os principios Galenicos ,ao isolar os principios ativos das plantas, dos demais componentes, rompe-se o equilibrio biologico, e os medicamentos sintetisados, produzem efeitos colatera conhecidos como iatrogenicos, na maioria das vezes desfavoráveis à saúde e ao bem estar do ser humano, levando em consideração que o principio ativo de uma planta, é apenas um fator isolado de sua atividade curativa, e não um conjunto de fatores como é observado em fitoterapia.
O Brasil é o maior celeiro de plantas medicinais, porém, só o brasileiro não despertou para essa realidade. A Natureza é uma mãe,mestra e serva, uma farmacia divina, sempre disponivel para todos nós. Nossos antepassados usavam as plantas medicinais como terapeutica natural.
Há muito tempo não se houve falar nas plantas medicinais, a tal ponto que os jovens quase não conhecem esses remedios. No Brasil a tradição cultural dos indios dos caboclos e dos africanos, corre o risco de desaparecer por causa da imposição dos habitos e costumes cultural de outros Países e de interesses economicos das industrias quimica de remedios. Até o principio do século os medicamentos ou remedios eram elaborados principalmente a partir das ervas , sob a forma de extratos, tinturas e elementos minerais,isto fazia com que o Brasil se colocasse em equlibrio tecnologico com outros Países industrialisados, pois possuia e possui uma flora riquissima, podendo dispor dela com auto-suficiencia para a produção de medicamentos. Na década de 1930 com o advento da segunda guerra mundial, que infelizmente o Brasil teve que participar, houve a necessidade da fabricação de remedios em larga escala, desenvolvido por sintese química, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios que permaneceram em uso até os dias atuais.

TERAPEUTICA FITOTERÁPICA (Chás)

INFUSÃO-Adicionar agua fervente sobre as ervas ou flores num recepiente, abafar, aguardar de 10 a 15 minutos, deixar esfriar , coar e tomar.

DECOCÇÃO-Colocar as ervas num recepiente, adicionar agua e ferver entre 5 a 10 minutos, esfriar e coar antes de ingerfir (talos,cascas e raizes..)
Exitem ainda outros tipos de preparados conhecidos como:Maceração,Cataplasmas,Compressas, Pastas,Gargarejos,Unguentos etc.

FORMAS FARMACEUTICAS EM FITOTERAPIA

O conteúdo dessa informação não oferece soluções para problemas complexos, na maioria das vezes causados pela propria ciencia oficial de saúde,mas sim,para orientar pessoas interessadas em enfrentar as situações de enfermidades mais comuns,propiciada pela terapeutica dos principios ativos contidos nas plantas medicinais,através de seus Extratos,Tinturas,infusões e outros, que devem ser empregados de acôrdo com a causa da doença que se deseja combater.
Os compostos químicos das Plantas medicinais, que é a parte terapeutica conhecidas como principios ativos, podem estar concentrados nas raizes,folhas flores,rizomas,talos, caules e sementes. ...

FITOTERAPIA E MEDICAMENTO

Extratos Medicinais-São extratos fluidos que possuem seus principios ativos solubilisados nas partes das ervas.

Extratos oleosos - São conhecidos também como Oleos medicinais e são obtidos pela transferencia dos principios ativos das plantas medicinais para certos óleos fixos.

Pomadas-São formas farmaceuticas de uso externo,constituidas principalmente de substancias graxas(Vaselina ,glicerina....), e tem como objetivo lubrificar e proteger a pele.

Pós- Os pós medicinais em fitoterapia e homeopatia , são formas farmaceuticas,usados em feridas profundas das pernas,no couro cabeludo,em brotoejas, assaduras e pruridos.

COSMÉTICA E FITOTERAPIA

Sabonete em barra - Feito com base glicerinada, é utilizado na higiene e limpeza,possui pH levemente alcalino; de aroma suave pode ser usado por todo tipo de pele.

Sabonete líquido-Sabonete medicinal, feito à base de de coco purificado,água boricada,alcanolamidas graxas de coco e ervas medicinais.

Shampoos - São preparações sintetizadas através de compostos destinados à higiene e limpeza dos cabelos e couro cabeludo, sendo portanto antissépticos e antisseborreicos pela ação dos principios ativos das ervas medicinais incorporados aos mesmos através de extratos glicolicos.

Tonicos capilares- São tinturas de ervas medicinais que atuam no couro cabeludo através de seus principios ativos,desde quando antes do tratamento se faça uma limpeza com shampoo e passe uma escova para acelerar a corrente sanguinea na raiz dos fios

Condicionadores- São produtos que apresentam caracteristicas bactericidas e antissepticas,neutralisando as cargas eletricas provenientes das lavagens com shampoos ou sabonetes, evitando assim a repulsão que se verifica entre os fios e em consequencia auxiliam a manutenção do penteado.

Extrato Glicólico-São formas farmaceuticas usadas como tônico capilar, hidratantes e tambem em shampoos,sabonetes,condicionadores e outros medicamentos de uso tópico.

Cremes- São misturas de substâncias graxas ou uma emulssão pastosa que se aplica na pele para hidratação e amaciamentos das zonas em tratamento.Não é aconselhavel usar o creme durante o sono em qualquer horario,pois tanto o cérebro quanto o rosto recebem maior fluxo de sangue nesta hora. Possuem grande eficacia no caso de celulite,gordura localizada ,previnem e retardam a fragilidade dos vasos capilares, destroem celulas mortas e formam novas células,retardam o envelhecimento, amaciam a pele,cicatrizam ferimentos,combatem herpes,psoriase,micoses,picadas de insetos.

Bolívar Campos Lima
Fitoterapeuta diplomado em Química com especialidade em Fitoquímica.


Em Cosmética é muito comun se falar em sabonete neutro, shampoo neutro, cuja neutralidade, é o ideal para o couro cabeludo. Qual o seu significado? O que é pH?
As letras pH é um símbolo químico que expressa a acidez de uma solução, ou seja, é uma expressão potencial de Hidrogênio de uma solução ou de uma determinada substância, e são estes ions que caracterizam o estado de acidez, neutralidade e alcalinidade.
Os elementos com baixo teor de Hidrogênio, abaixo de 7 são ácidos, a neutralidade é verificado em 7, e acima de 7,6 a solução é alcalina. O índice de pH obedece a uma escala de 0 a 14.
Todos os elementos orgânicos e inorgânicos que formam a natureza, tem pH normal e estão compreendidos dentro desta escala.
A pele possui pH em média igual a 6,8, portanto ácido protegendo o corpo da invasão de agentes externos, e quando este pH se altera por fatores ligados a poluição ambiental e também por prudutos de beleza e limpeza em geral que se encontram com pH acima de 7,6. Esses agentes podem atacar a pele sobretudo nas pessoas sensíveis que após o seu uso passam a apresentar anomalia por instalação de fungos, micoses e bactérias.
pH NEUTRO e pH NORMAL
Um pH é dito neutro, quando seu valor é representado pelo número 7 como no caso da água destilada que não é nem ácida e nem alcalina. O pH é dito normal quando apresenta características do elemento correspondente como no caso da mucosa nasal que apresenta o pH levemente ácido, porém o pH do estômago é totalmante ácido, sendo ambos normais. Os sabonetes normais e medicinais usados no comércio e feitos com base alcalina devem possuir pH no máximo igual a 8 para fins de limpeza dos cabelos e peles pois esses modificam o pH do couro cabeludo, devendo nesse caso ser usado um shampoo ou sabonete ácido, para que o pH do meio retorne mais aceleradamente.

Os cabelos são vigorosos condutores de eletricidade, dotados de carga elétrica positiva, e o pente de ambar possui em sua estrutura carga elétrica negativa, no momento em que se penteia o cabelo, surge o atrito, verificando uma sonorização caracteristica.Os principios ativos que possuem as flores de Camomila por exemplo, agem como perfeito condicionador, pois possuem as propriedades de repor a eletricidade perdida com as lavagens, e deixam os cabelos mais claros e com brilho.O crescimento dos cabelos, varia de pessoa para pessoa, e só deveriam ser tosquiados no inverno, isto porque nesta estação, os nutrientes se encontram concentrados na raiz, enquanto que os fios permanecem ocos. Nas outras Estações os cabelos só devem ser aparados para eliminar as pontas quebradiças, e quando estas orientações não são observadas na prática, sobretrudo pelos homens, que deçepa sua cabeleira quando ela se encontra nutrida de seiva, principamente nos mais fracos, a calvice acentua-se mes por mes.FREQUÊNCIA DAS LAVAGENSA cabeça pode ser lavada com frequencia, até diariamente se for necessário, devido à oleosidade ou ao ambiente de trabalho, se for muito empoeirado. Nestes casos podem usar um Shampoo destes feitos para bebês, acrescentando naturalmente as ervas medicinais apropriadas para cabelos normais, secos ou oleosos.

 A relação que estamos apresentando neste tópico, são indicações preventivas que agem como terapia de ajuda, porém nos casos de doenças graves, o acompanhamento médico é indispensável, e para que os princípios ativos dessas plantas que é a sua parte terapeutica tenham a sua tonicidade aumentada, é necessário observar os benefícios da caminhada como segue: a) Fortalece o coração b) Contribui para a cura da o besidade c) Combate a flacidez e destroi a celulite d)Fortalece o mecanismo de defesa do corpo e) Diminui em até 20% o risco de cancer f)Controla o stresse g)Controla a hipertensão arterial h)Favorece a auto estima i)O Cérebro se torna mais ativo j) Muitas toxinas são eliminadas pelo suor l)O sistema nervoso se beneficia m) A circulação sanguínea se torna mais eficiente.
ARTRITE - Garra do Diabo, Chapéu de Couro, Arnica, Calêndula e Hamamelis.
AFRODISIÁCO - Catuaba, Marapuama, Nó de Cachorro e Guaraná.
AMIGDALITE - Barbatimão, Erva de passarinho.
ANSIEDADE - Kava Kava, Passiflora.
ANURESE (pouca urina) - Cavalinha, Estigma de Milho, Abacateiro.
AZIA - Espinheira Santa, Carqueja.
BEXIGA - Estigma de Milho, Quebra Pedra, Cavalinha, Assa Peixe.
CALCULOS RENAIS - Quebra Pedra, Estigma de Milho, Assa Peixe, Abacateiro e Sapé.
CALMANTE - Passo Flora, Kava Kava, Camomila, Cidreira.
CASPA - Jaborandi, Babosa, Alecrim, Tomilho, Salvia e Zanga -Tempo.
CICATRIZANTE (feridas) - Calêndula, Ipê Roxo, Hamamelis e Barbatimão.
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA - Erva de Bicho, Guaco, Hamamelis e Sete Sangrias.
CISTITE - Estigma de Milho,Quebra Pedra, Cavalinha e Assa Peixe.
COLESTEROL ALTO - Alcachofra, Salssaparilha, Aluman e Zedoária.
COLICAS MENSTRUAIS - Barbatimão e Amora Preta.
COLICAS MENSTRUAIS (Excesso) Menoragia - Algodoeiro e Flôr de Calêndula.
COLICAS MENSTRUAIS (Dificil e Irregular) - Agoniada e Hamamelis.
COLICAS MENSTRUAIS (Dolorosa) - Dismenorréia-Agoniada,Hamamelis e flôr da calêndula.
COLICAS RENAIS- Estigma de Milho.
CORAÇÃO - Crataegos e Alcaxofra.
CORRIMENTO VAGINAL (Leucorréia) - Agoniada, João da Costa e Barbatimão.
DEFICIÊNCIA SEXUAL - Guaraná, Catuaba, Marapuama e Nó de Cachorro.
DENTES - Cravo, Barbatimão, Calêndula, Aroeira e Hortelã.
DEPRESSÃO - Hipérico.
DIABETES - Estévia, Pata de Vaca, Alcachofra, Carqueja, Chapéu de Couro e Quebra Pedra.
DIARRÉIA - Amora Preta, Barbatimão e Carqueja Amarga.
DISPEPSIA - Espinheira Santa, Boldo do Chile e Jurubeba.
DIURÉTICO - Salssaparrilha, Cavalinha, Abacateiro, Estigma de Milho e Quebra Pedra.
ESGOTAMENTO - Guaraná, Marapuama, Salssaparrilha e Catuaba.
ESTÔMAGO - Espinheira Santa, Carqueja Amarga, Alcachofra, Aluman, Boldo do Chile e Jurubeba.
FERIDAS (Cicatrização) - Barbatimão, Hamamelis, Aroeira e Calêndula.
FÍGADO - Alcachofra, Boldo do Chile, Carqueja Amarga, Aluman, Jurubeba e Pariparoba.
FLATULÊNCIA - Espinheira Santa, Anis Estrelado, Erva Doce, Cidreira, Noz Moscada, e
Carqueja.
GASES - Erva Doce, Cidreira, Noz Moscada, Carqueja e Anis- Estrelado.
GASTRITE - Espinheira Santa, Carqueja, Alcachofra, Boldo do Chile e Aluman.
GENGIVITE - Barbatimão, Calêndula e Cravo.
GOTA - Chapeu de Couro, Cavalinha, Assa Peixe e Estigma de Milho.
GRIPE - Eucalipto, Pitanga, Alecrim, Tomilho, Alho, Guaco, Hortelã, Poejo e Gengibre.
HEMORRÓIDA - Castanha de Índia, Hamamelis e Erva de Bicho.
HIPERTENSÃO ARTERIAL - Crataegos, Sete Sangria, Alecrim, Cavalinha e Pariparoba.

HIPERTROFIA DA PRÓSTATA - Sawpalmeto, Graviola, Jatobá, Cavalinha, Jurubeba e Estigma de Milho.

INDIGESTÃO - Espinheira Santa, Jurubeba, Boldo do Chile e Aluman.

IMPOTÊNCIA SEXUAL - Guaraná, Catuaba, Nó de Cachorro, Marapuama e Salssaparilha.

AFECÇÃO URINÁRIA - Cavalinha, Assa Peixe, Quebra Pedra, Estigma de Milho, Arrozina e Sapé.

INFLAMAÇÕES (Uso Externo) - Arnica, Calêndula e Hamamelis.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR - Alcachofra, Boldo do Chile, Carqueja Amarga, Assa Peixe, Cavalinha, Quebra Pedra, Erva Doce, Cidreira, Noz Moscada, Jurubeba e Aluman.

LARINGITE (Uso Externo) - Barbatimão e Erva de Passarinho (Gargarejo).

LAXANTE - Cascará Sagrada, Sene, Jalapa e Funcho.

LEUCORRÉIA (Corrimento Vaginal) - Agoniada, João da Costa e Barbatimão.

LUXAÇÃO (Uso Externo) - Arnica Montana, Calêndula e Hamamelis.

NERVOSISMO - Passiflora, Cidreira, Camomila e Mulungu.

OBESIDADE - Carqueja, Alcachofra, Fucus, Porongaba, Centella Asiática, Cáscara Sagrada e Hipérico.

PRESSÃO ALTA - Crataegos, Sete Sangria, Alecrim, Cavalinha e Pariparoba.

PRISÃO DE VENTRE - Cascará Sagrada, Sene, Jalapa e Funcho.

PROSTATITE - Sawpalmeto, Graviola, Jatobá, Cavalinha, Jurubeba e Estigma de Milho.

QUEDA DE CABELO - Jaborandi, Alecrim, Salvia e Amora Preta.

QUEIMADURA - Arnica Montana, Calêndula e Hamamelis.

RETENÇÃO URINÁRIA - Estigma de Milho,Quebra Pedra, Cavalinha e Assa Peixe.

REUMATISMO - Garra do Diabo, Chapéu de Couro, Arnica, Calêndula e Hamamelis.

STRESS - Passiflora, Kava Kava, Mulungu e Alcachofra.

SEBORREIA - Jaborandi, Jua, Hamamelis, Erva Doce, Alecrim e Zanga Tempo.

TOSSE - Eucalipto, Pitanga, Alecrim, Tomilho, Alho, Guaco, Hortelã, Poejo e Gengibre.

TRAUMATISMO (Uso Externo) - Arnica Montana, Calêndula e Hamamelis.

ÚLCERA GÁSTRICA - Espinheira Santa, Porongaba e Alcachofra.

URETRITE - Estigma de Milho,Quebra Pedra, Cavalinha e Assa Peixe.

VARIZES - Castanha de Índia, Hamamelis e Erva de Bicho e Arnica.

VERMES - Camomila, Artemizia, Hortelã, Pega Pinto.

VERRUGA - Thuya, Vinagre, Limão, Mamona (Óleo de Ricino), Figueira (Leite) e Alho.

ZUMBIDO NO OUVIDO - Hamamelis e Folha da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário